A catarata é a perda da transparência de uma lente natural localizada atrás da íris, chamada cristalino. A solução sempre é cirúrgica, ou seja, não existe um tratamento clínico para a catarata. É a maior causa de baixa visual recuperável.

 

Existem vários tipos de cataratas. A mais comum é a catarata senil, aquela que aparece com a idade, geralmente acima dos 60 anos. Mas podem ser também: congênitas, iatrogênicas (algumas drogas são cataratogênicas, mais comumente os corticosteróides), traumáticas, secundárias a outras doenças oculares entre outras.

Catarata - Hospital de Olhos Dr. Tannure

A cirurgia é sempre realizada com o implante de uma lente intraocular, previamente calculada, para substituir o grau do cristalino retirado. Os avanços tecnológicos nos permitem fazer esses procedimentos, na enorme maioria das vezes, em caráter ambulatorial, sem internação. O procedimento dura entre 10 e 20 minutos.

Catarata - Hospital de Olhos Dr. Tannure

Hoje temos chance de corrigir com essas lentes os mais diversos tipos de grau inclusive de astigmatismo (lentes tóricas) e através de lentes multifocais também o grau de perto. Ou seja, dispomos de tecnologia capaz de no ato cirúrgico tornar o paciente livre do uso dos óculos para todas as distâncias com um índice de acerto bem alto.


A técnica mais usada é a facoemulsificação em que através de uma microincisão a catarata é dissolvida por uma caneta com uma ponteira ultrassônica e aspirada, na maioria das vezes sem sutura da incisão.


Em casos de cataratas muito duras usamos a técnica extracapsular em que temos que abrir mais a incisão e igualmente implantar uma lente com realização de sutura.

Catarata - Hospital de Olhos Dr. Tannure

Serviço ainda em fase de implementação, com cirurgias já realizadas na cidade do Rio de Janeiro, por membros do setor de córnea.

 

 

Hospital de Olhos Dr. Tannure - Cirurgia Refrativa

Área da oftalmologia que cuida das alterações nas pálpebras, nas vias lacrimais e das órbitas. Estas são as estruturas que dão sustento e proteção ocular. Portanto, ao sofrerem alterações podem interferir na qualidade de vida do paciente. Além disso, a oculoplástica abrange também tratamentos como blefaroplastia, aplicações de botox e preenchimentos.

 

Ocuplástica, Órbita e Vias Lacrimais - Hospital de Olhos Dr. Tannure

Esse tratamento pode variar de acordo com a causa do problema. Podem ser indicados: o uso contínuo dos óculos de grau, a estimulação ortóptica, uso de prismas até a cirurgia corretiva. Para que o tratamento tenha o sucesso esperado, é necessário que seja iniciado o mais cedo possível.

Estrabismo - Hospital de Olhos Dr. Tannure

A córnea é uma das lentes biológicas do olho e pode ser acometida por diversas afecções, como ceratocones, ceratites, úlceras, associadas ou não a conjuntivites e blefarites.


Nosso hospital conta com especialistas dedicados ao diagnóstico e tratamento dessas doenças, inclusive realizando transplantes de córnea, implantes de anéis estromais e crosslinking.

Córneas e Doenças Externas - Hospital de Olhos Dr. Tannure

A retina é a camada mais interna do olho, responsável por captar os estímulos e transformá-los em imagens.


Essa subespecialidade se dedica ao diagnóstico e tratamento de problemas nesta região dos olhos, como descolamentos, oclusões vasculares (tromboses) retinopatia, diabética e ou hipertensivas e DMRI (Degenerações Maculares Relacionadas à Idade).


Em alguns casos, a cirurgia, laserterapia ou aplicações de injeções intraoculares,isoladas ou associadas, entre si ou a outras terapias se tornam necessárias para evitar que o paciente sofra com a perda da visão.


Cirurgias de alta tecnologia como, vitrectomias, retirada de membranas retinianas, aplicações de laser (endolaser), correção de buracos maculares, aplicações de quimioterápicos intraoculares podem ser realizadas isoladamente ou associadas entre si ou a outras técnicas como a retirada da catarata no mesmo ato operatório.

Retina e Vítreo - Hospital de Olhos Dr. Tannure

Considerada uma das principais causas de baixa ou perda progressiva da visão o glaucoma é uma neuropatia óptica (doença do nervo óptico) causada, na maioria das vezes, pelo aumento da pressão intraocular.

 

É uma doença que pode ser assintomática quando começa a se desenvolver, mas pode ser controlada com uso de colírio, associação de diversos colírios, laserterapia ou cirurgia.

Glaucoma - Hospital de Olhos Dr. Tannure

Diversas doenças neurológicas podem se manifestar através de sintomas oftalmológicos. Entre eles, de ocorrência mais comum seriam: a perda súbita ou progressiva da visão, visão dupla, pálpebras caídas, alterações nos diâmetros pupilares e nos campos visuais que podem ser causadas por problemas como tumores, esclerose múltipla, hipertensão intracraniana e aneurismas, entre outras doenças.

Neuroftamologia - Hospital de Olhos Dr. Tannure

O desenvolvimento da visão tem início no nascimento e se completa em torno dos oito anos de idade. Por isso, é fundamental o acompanhamento de um especialista desde os primeiros momentos de vida, a começar pelo Teste do Reflexo Vermelho, o famoso “Teste do Olhinho” para avaliar a presença de cataratas congênitas.


Essa especialidade se dedica a diagnosticar problemas que podem acometer a visão das crianças. Os mais comuns são: estrabismo, ambliopia (conhecida como “olho preguiçoso”) e vícios de refração (graus).

Oftalmopediatria - Hospital de Olhos Dr. Tannure

O Hospital de Olhos Dr. Tannure mantém um centro de atendimento em lentes de contato, com avançada tecnologia.


Marque uma consulta com a nossa equipe especializada e solicite um teste para conhecer a ampla gama de lentes de contato, que são utilizadas para corrigir praticamente todos os problemas de visão (miopia, astigmatismo, hipermetropia e a presbiopia ou “vista cansada” isolada ou associadamente.


Lentes de Contato Bifocais e Multifocais – Corrigem os graus de longe associados a presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada. Essas lentes são gelatinosas e de troca programada.


Lentes Tóricas – São para correção do astigmatismo. Também com troca programada.


Lentes descartáveis – podem ser para uso único e devem ser descartadas no final do dia, pois não necessitam de soluções de limpeza e conservação. Há outra opção de lentes descartáveis, que são retiradas diariamente, mas com uma vida mais longa: mensal ou bimensal, e que necessitam do uso de soluções de limpeza e conservação.


Lentes Rígidas Gás Permeáveis – Convencionais ou de apoio escleral que propiciam correção visual para os mais diversos tipos de problema, incluindo o Ceratocone.

Departamento de Lentes de Contato - Hospital de Olhos Dr. Tannure

Essa unidade do nosso hospital, possui diversos equipamentos para diagnosticar e tratar as mais complexas doenças oculares, incluindo aí dois tomógrafos de coerência óptica, fotocoaguladores a laser, entre outros e profissionais altamente qualificados, sempre procurando o aprimoramento tecnológico, científico e operacional.

Centro de Diagnose e Terapia - Hospital de Olhos Dr. Tannure
Rolar para cima